Excel, Reporting Services, Power BI… As ferramentas da Microsoft para criar relatórios

Quem gosta de tecnologia e de novidades fica sempre empolgado com cada recurso e cada ferramenta nova que é lançada para montar relatórios e dashboards. A Microsoft, por exemplo, lançou recentemente o Power BI. Mas nem sempre a nossa empresa possui todas as ferramentas disponíveis por questões de custo e até mesmo de dificuldade de migração. Este post tem como objetivo comparar as funcionalidades das ferramentas Microsoft existentes e, assim, ajudar você a montar relatórios elaborados para apresentar para o seu chefe – e utilizando os softwares que você trabalha.

Opção 1: Tenho somente o Excel

Quem nunca gerou algum gráfico complexo usando as funções que o Excel possui? Com o Excel é possível criar Pivot Tables (para criar tabela dinâmicas) e Pivot Charts (para apresentar resultados graficamente). Além disso, fazendo o download ou habilitando os add-ins do PowerPivot e do Power View (dependendo a versão do Excel), é possível criar visualizações mais avançadas utilizando o Power View para Excel.

  • Para gerar os relatórios no Excel posso utilizar dados… que estão na própria planilha do Excel (ou na melhor opção, utilizando o add-in do PowerPivot, é possível criar conexões com várias fontes de dados como SQL Server, Analysis Services, Oracle, etc.).
  • Não consigo… manter meu relatório atualizado dinamicamente e compartilhar meus relatórios com toda a equipe.

 

pivottable_sharepoint

Pivot Table e Pivot Chart (exibição no Sharepoint)

 

Opção 2: Tenho o SQL Server

Se você tem algum SQL Server na sua empresa (com exceção da edição Express) você pode criar um servidor de relatórios e utilizar Reporting Services (modo nativo) para criar relatórios e acessá-los na web, além de conseguir atualizar os dados, mantendo assim seus relatórios sempre com as informações mais recentes.

  • Para gerar os relatórios no Reporting Services posso utilizar dados… do SQL Server, do Analysis Services, do SQL Azure, do Oracle, entre outras fontes de dados.
  • Não consigo… ter um site com design mais elaborado para exibir os relatórios e nem exibir os relatórios criados no Excel (com Pivot Tables e Power View).¹

 

reportingservices_report

Relatório do Reporting Services

 

Opção 3: Tenho o Sharepoint

O Sharepoint é a plataforma da Microsoft que facilita o compartilhamento de recursos e permite a criação de sites e intranets. Com ele é possível criar a Central de Business Intelligence, onde é possível disponibilizar tanto os relatórios criados no Reporting Services como os relatórios criados no Excel, além de permitir a utilização do Power View para Sharepoint, onde é possível criar relatórios pela própria interface web, a partir de conexões criadas no próprio Sharepoint.

  • Para gerar os relatórios dentro do Sharepoint posso utilizar dados… que foram utilizados como fontes de dados quando os relatórios foram criados no Excel e no Reporting Services, ou então, no caso de utilizar o Power View para o Sharepoint, é preciso criar uma conexão com um modelo/ cubo do Analysis Services.
  • Não consigo… ter um aplicativo para exibir os relatórios em plataformas mobile.

 

central_bi_sharepoint

Central de Business Intelligence no Sharepoint

 

Opção 4: Tenho o Office 365

Até então estávamos falando de softwares que funcionam dentro dos servidores da nossa empresa, que chamamos de “on-premises”. Agora vamos falar de um conceito um pouco diferente, e que vem ganhando muita popularidade pelas vantagens que oferece, que é o conceito de nuvem. O Power BI é a ferramenta de relatórios da Microsoft na nuvem, ou seja, utilizamos um serviço gerenciado pela Microsoft (a infraestrutura funciona nos servidores da Microsoft) para publicar e visualizar nossos relatórios. É necessário ter uma conta no Office 365 que inclua o Power BI para utilizar o serviço.

Para criação utilizamos o Power BI Desktop, e conseguimos acessar os relatórios pelo aplicativo do Power BI, além de montarmos dashboards com os gráficos e valores mais importantes.

  • Para gerar os relatórios no Power BI posso utilizar dados… que sejam serviços na nuvem (OData, Azure), dados da web (Facebook, Google Analytics), além de diversas fontes tradicionais, como SQL Server, Oracle, Access…).
powerbi_sources

Fontes de dados disponíveis no Power BI Desktop

 

 

  • Não consigo… pelo fato do Power BI ser um serviço na nuvem, fica até difícil colocar alguma limitação, já que logo em seguida pode ser lançada uma atualização e assim certamente este post ficará desatualizado! Esta é outra vantagem do modelo de SaaS (software como serviço), as atualizações e novas funcionalidades são aplicadas de forma rápida e frequente.

 

 

powerbi_report

Relatório básico do Power BI

 

Espero que este resumo possa auxiliar aos analistas que querem criar relatórios dinâmicos, bem elaborados e que estejam sempre acessíveis.

Ficou faltando acrescentar alguma coisa? Comente!

1. No SQL Server 2016 a Microsoft está investindo bastante no Reporting Services e trazendo muitos recursos e melhorias de interface e visualização, vale ficar de olho.

Sugestão de leitura relacionada:

Microsoft Business Intelligence – our reporting roadmap

Referências:

Power BI – Site

Choosing Microsoft Business Intelligence (BI) Tools for Analysis and Reporting

Anúncios

Um pensamento sobre “Excel, Reporting Services, Power BI… As ferramentas da Microsoft para criar relatórios

  1. Pingback: 5 dicas para criar relatórios com dados do Project Server e do Project Online | Blog Dataficação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s