Power View: dicas sobre filtros

O Power View é a ferramenta de relatórios da plataforma de BI da Microsoft que permite aos usuários criar relatórios bastante elaborados em poucos cliques e alterar o modo de visualização com muita facilidade.

Neste post vou demonstrar três funcionalidades de filtros disponíveis no Power View que facilitam a visualização das informações de acordo com opções desejadas. Os recursos de filtros que vou demonstrar neste post estão disponíveis tanto no Sharepoint 2013 como no Excel 2013.

1. Slicer

Um exemplo de filtro que pode ser inserido dentro do relatório é o slicer. Ele é bastante útil quando temos poucas opções de itens para escolher e queremos alterar entre estes itens com facilidade, já que o slicer é capaz de filtrar vários itens no relatório ao mesmo tempo. Para adicioná-lo, basta selecionar o campo que será utilizado como slicer (no caso escolhi o atributo Category da dimensão Product) e adicioná-lo em uma área livre do relatório. Após isso é só clicar no botão slicer (imagem abaixo):

powerview_insert_slicerCom o slicer criado podemos visualizar as vendas dos revendedores por país apenas das categorias Acessories e Components, conforme relatório abaixo:

powerview_slicer

2. Caracteres curinga

Em várias oportunidades precisamos visualizar as informações filtrando por códigos. E muitas vezes estes códigos possuem regras próprias, onde cada caractere é definido de acordo com alguma lógica específica. No exemplo abaixo, utilizei o atributo Postal Code e a regra seria filtrar as informações onde o código comece com 98 e termine com 5. Como fazer isso no Power View? Basta adicionar no campo de busca do filtro o ponto de interrogação (?) como caractere curinga.

A busca então ficou assim: 98??5

filtro_powerview_caracter

E retornou três resultados. O relatório portanto exibiu, após a seleção dos códigos retornados pela busca, as vendas realizadas para os locais que possuem estes códigos.

3- Filtros de data (calendário)

É muito comum em relatórios de BI termos o filtro de data para visualizar as informações ao longo de algum período (até por isso os cubos OLAP normalmente sempre possuem uma dimensão de tempo). Porém é importante também pensar na melhor forma para filtrar estas datas nos relatórios. No modo normal de filtro do Power View o padrão é trazer os valores do filtro com uma opção de caixa de texto para selecioná-los. Porém, quando trabalhamos no nível de dia, esta forma pode acabar se tornando trabalhosa para selecionar os resultados, conforme a imagem abaixo mostra.

powerview_filtro_data_padraoPara resolver este problema precisamos configurar no Analysis Services, nas propriedades do atributo de data que será utilizado, o tipo dele para “Date”, para que assim o Power View possa identificar o tipo de dados correto. Utilizando o PowerPivot é importante verificar o tipo de dados da coluna que, da mesma forma, precisa ser “Date”. Assim, arrastando esta data como filtro, a opção “Advanced Filter Mode” irá exibir o calendário para selecionar o período, conforme imagem abaixo:

powerview_calendarioAssim podemos escolher com facilidade, por exemplo, o período entre 1º de abril de 2012 e 1º de abril de 2013 (a data neste exemplo está no formato MM/DD/YYYY) e fazer com que o relatório retorne somente as vendas dentro deste intervalo.

powerview_filtro_data_calendarioEsta filtro de calendário é bastante útil especialmente quando queremos ver as informações em nível de dia e até de hora, se for o caso.


Quem tiver interesse em testar estas funcionalidades, utilizar as seguintes conexões para realizar as demos:

Power View no Sharepoint 2013: conexão com cubo do Analysis Services multidimensional AdventureWorksDW (utilizando SQL Server 2014 ou SQL Server 2012 SP1 CU4, no mínimo) ou com o modelo tabular do AdventureWorks (SQL Server 2012 ou 2014);

Power View no Excel 2013: utilização do PowerPivot para realizar a conexão com o Analysis Services.

Medidas utilizadas:

Reseller Sales Amount;

Dimensões/ atributos utilizados:

Date/ CalendarYear;
Date/ Date;
Product/ Category;
Geography/ Country;
Geography/ PostalCode;

Sugestão de leitura relacionada: Vídeos – Power View e PowerPivot: https://support.office.com/en-us/Article/Power-View-and-PowerPivot-videos-4386de23-041a-4792-b6ec-c40f72ecf693

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s