24 Hours of PASS – Business Analytics Edition 2014: minhas impressões

Para quem não conhece, o PASS é a associação de profissionais que trabalham com SQL Server. O PASS frequentemente realiza eventos técnicos gratuitos para a comunidade. E um dos principais eventos são as 24 horas do PASS, evento este onde apresentações online sobre a plataforma SQL Server são realizadas durante todo o dia. O “24 Hours of Pass – Business Analytics Edition” ocorreu como forma de preparação para a “PASS Business Analytics Conference” (evento presencial que acontecerá de 7 a 9 de Maio em San José, na Califórnia) e apresentou diversos tema relacionados a BI, Data Mining e Big Data utilizando as ferramentas Microsoft.

A primeira sessão foi “End-to-End Power BI”, de Peter Myers, que apresentou toda a plataforma de self-service BI da Microsoft, a família Power BI: PowerPivot, PowerQuery, PowerView e PowerMap, além do novo recurso Q&A e os sites do Power BI para compartilhamento destes relatórios.

petermyers_powerbi

A segunda sessão foi apresentada por Mark Tabladillo e Artus Krohn-Grimberghe e teve como tema “Predictive Analytics for Absolute Beginners”. Eles comentaram sobre análise preditiva, algoritmos de data mining, importância do processo de limpeza de dados, enfim, definiram conceitos importantes para quem deseja trabalha com análise de dados.

Já a terceira sessão teve como tema “Adding Valuable Techniques to Your Data Science Toolbox”, e foi apresentada pelo Dr. Mark Whitehorn. Ele falou sobre “Web Logs” e de como utilizar métodos estatísticos para analisar cliques em anúncios e frequência de visitas em sites,  e citou o método de Monte Carlo para geração de simulações e assim melhorar a confiança nos resultados.

A última apresentação que eu assisti foi da Stacia Misner, e teve como tema “Has Big Data killed the EDW?”. Stacia explicou as aplicações do Data Warehouse tradicional e também em que situações é mais aconselhável utilizar tecnologias de Big Data, mostrando que o Enterprise Data Warehouse já é uma tecnologia consolidada e possui diversos pontos positivos, e portanto ainda tem o seu valor.

stacia_misner_bigdata_dw

Gostaria de ter assistido a todas as apresentações (Marco Russo e Chris Webb, por exemplo), mas nem sempre temos tempo! 🙂 Mesmo assim, o conhecimento adquirido foi muito válido.

Minhas conclusões e dicas após estas apresentações são as seguintes:

  • Para estar sempre atualizado com as novidades acompanhe os blogs destes apresentadores e dos outros profissionais que são referência na área, e siga-os no Twitter! (a comunidade SQL Server participa muito pelo Twitter);
  • A funcionalidade de Q&A do Power BI é fantástica! Se você não conhece, vale a pena dar uma pesquisada sobre, é uma enorme evolução na forma de consumir BI. O mesmo vale para o PowerMap e seus impressionantes gráficos 3D;
  • SSIS, SSAS e SSRS serão substituídos pelo Power BI? Não, as tecnologias do Power BI tem como foco o self-service BI, o BI tradicional ainda terá seu espaço para sistemas que exigem tratamento e análises mais profundos;
  • Quer trabalha com Big Data? Ser cientista de dados? Você precisará saber muito de matemática, lógica e principalmente estatística.
  • Hadoop e Big Data são conhecimentos importantes? Sim! Porém saiba bem onde aplicá-los, em que cenários. De acordo com estudos do Infochimps, 55% dos projetos de Big Data não serão concluídos, então cuidado na hora de planejar e defina bem os resultados que quer atingir.

Sugestão de leitura relacionada: HealthCare Tech Review – Report reveals why most Big Data projects fail

http://healthcaretechreview.com/big-data-projects/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s