O poder do BI

Sexta-feira, 18h. Você saindo do seu trabalho, e com aquela vontade enorme de chegar ao seu destino o mais rápido possível. Você entra no carro e tem duas opções de estradas para escolher. Pela sua experiência nos dias anteriores, a “estrada A” sempre foi o caminho mais rápido (por ser mais curto), e é o que caminho que você escolhe. Resultado? Um acidente bloqueia a “estrada A” e deixa o trânsito completamente parado. Se você tivesse consultado as informações do trânsito, certamente ficaria sabendo do acidente e optaria pela “estrada B”, mesmo que ela seja mais longa e não tenha sido o melhor caminho nos dias anteriores.

Fazendo uma analogia deste caso do trânsito com as decisões que os executivos precisam tomar todos os dias nas suas empresas e nos seus negócios, muitos deles preferem usar apenas a experiência que acumularam ao longo de muitos anos para decidir o que é melhor em cada situação. Não que a experiência não tenha seu valor – muito pelo contrário. Mas é fundamental que os responsáveis pela tomada de decisão tenham acesso ao fator mais relevante para que uma decisão seja acertada: a INFORMAÇÃO.

Ter acesso a informações atualizadas e de qualidade faz toda a diferença. Saber qual foi a área da empresa que gerou mais despesas no último trimestre, quais foram os funcionários que mais participaram de projetos no último ano, a porcentagem de aumento da receita em relação ao ano anterior, todas estas são informações relevantes para o negócio. E os sistemas de Business Intelligence têm como finalidade suprir essa carência por informações, tão necessárias para a tomada de decisão.

Sua empresa tem um banco de dados do sistema de ERP que tem pouca utilidade atualmente? Ou então tem um sistema interno que gera informações sobre os projetos? Tem planilhas de despesas das áreas? Todas estas fontes de informações podem ser úteis para a criação de um sistema de BI, que irá servir como base para que os gestores e administradores possam tomar decisões com o nível maior de acerto, o que certamente proporcionará aumento dos lucros para sua organização.

Sugestão de leitura relacionada: CIO – Dez passos para a implantação de projetos de Business Intelligence http://cio.uol.com.br/gestao/2011/01/12/dez-passos-para-a-implantacao-de-projetos-de-business-intelligence/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s